domingo, 26 de setembro de 2010

AS PEQUENAS PERCUSSÕES -2º Parte

Guizos,campainhas,claves,triângulo,sagate,maracas,egg shakers(ovos maracas),pandeireta etc. constitui toda uma série de instrumentos que desempenha um papel bastante importante na introdução e formação do ritmo.
Nas aulas e workshops de dança oriental e percussão árabe, começo por introduzir este tipo de instrumentos,criei uma metodologia própria a que dei o nome de - INICIO - o principio do ritmo ou formação do ritmo.O objectivo é propocionar aos professores (as) e estudantes das duas áreas já mencionadas,maior integração do ritmo através da intervenção prática das "pequenas percussões" constituido por exercicios simples com base em compassos binário,ternário e quaternário, uma forma introdutória aos ritmos de dança oriental e
uma preparação para quem quer iniciar-se na darabouka ou tabla egipcia, daff e riqq, instrumentos que exigem u
ma técnica mais elaborada.
A maioria dos alunos (as) e mesmo até algumas professoras de dança oriental demonstram um fraco conhecimento do ritmo e dos ritmos básicos de dança oriental e da sua implicação como factor benefico para o desenvolvimento locomotor na dança.
Os instrumentos referenciados como as"pequenas percussões" permite aos alunos(as) um manuseamento mais fácil,á descoberta de novos timbres,intensidade,duração e altura do som.
A introdução e construção do ritmo é de extrema importância para o desenvolvimento na dança oriental.