quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RITMO,CORPO E PERCUSSÃO - Por Américo Cardoso

ARQUEOLOGIA DO RITMO :

" Na natureza, pelo contrário, o ritmo não tem harmonia nem melodia, mas sómente vibrações de ar não mensuráveis."                                                                              
                                                                                                              Eduard Hanslick
                                                                                                             Do Belo Musical

Os instrumentos de percussão, foram sem dúvida dos primeiros objectos sonoros que o homem teve oportunidade de conceber, tendo como finalidade ritmar o tempo através da sua sonoridade.
Escutando os próprios sons da natureza como:
O rimbombar de um trovão
Som de pedras que batem aleatoriamente
O som das ondas do mar
O bater das rodas de um moinho
Tudo este conjunto de factores, propocionaram materia para o homem começar a construir os seus primeiros instrumentos musicais.
Através das descobertas arqueológicas foi achado um dos instrumentos de percussão mais antigos, datado do periodo da Idade da Pedra, designado por "Litofone" ou "Fonolito", constituido por uma série de pedras, que ao serem percutidas produzem uma sonoridade agradável.
O "Litofone" compõem-se de uma só pedra de grandes dimensões e suspensa verticalmente por dois troncos de árvore. Este tipo de instrumentos foram encontrados na região da China,Coreia do Sul e Vietname, como também em algumas regiões da África Negra, Golfo da Guiné e Etiópia.
Ritmo e Percussão se interligam. O Ritmo é uma caracteristica patente no conceito do universo,após a própria vida humana.
As galáxias são massas estelares constituidas por milhares de sois, planetas e componentes gasosos, obedecem a um determinado ritmo deslocando-se a velocidades vertiginosas.
O nosso sol sofre um ciclo de 22 em 22 anos, os polos magnéticos sofrem uma inversão conduzindo um ritmo de 11 anos, que compreende as manchas solares, aumentando ou diminuindo, permitindo dar o seu grau de actividade solar.