domingo, 2 de outubro de 2011

"As Pequenas Percussões - Conclusão e Experiência - Por: Américo Cardoso

O primeiro workshop "As Pequenas Percussões" realizado pela primeira vez em Junho de 2011 no espaço Mahtab, constituiu a concretização de um pequeno sonho que estava em embrião alguns anos,muito justamente teve a oportunidade de ver a luz do dia graças á participação da Profª Elsa Shams Profª de Dança Oriental e Zoraida Ebrahimo estudante de Dança Oriental que quiseram satisfazer a sua curiosidade em aprofundar esta matéria, não muito frequente de abordar mesmo até a nível internacional, foi muito importante a sua realização no espaço Mathab como fase pioneira em Portugal.
O objectivo deste workshop foi propocionar ás duas participantes Elsa Shams e Zoraida Ebrahimo, um conhecimento mais direto do ritmo e de sua origem, como  vertente pedagógica acerca do papel dos pequenos instrumentos de percussão quer no contexto da dança oriental quer do próprio sistema musical, como ponto de partida para o estudo dos ritmos de Dança Oriental.
A classificação dos instrumentos de percussão - Idiófonos e membranofones, ressonância e não ressonância, o fator de improvisação foram algumas das matérias abordadas neste workshop.
A profº Elsa Shams e Zoraida Ebrahimo, as duas participantes deste workshop  aproveito para prestar os meus sinceros agradecimentos permitindo a concretização deste evento.
Ambas tiveram a oportunidade de contatar e experimentar pela primeira vez um vasto leque de instrumentos de percussão constituido por: Caixa chinesa,pau de chuva, campainhas de vários tamanhos,tibla´t bongós marroquinos,crótalos,triangulo e pratos de vários diametros e sonoridades.Como um série de baquetas - lã,feltro,madeira etc. Um vasto mundo de sons estava á sua espera, as duas participantes, desconheciam como é natural o nome de muitos instrumentos e a sua forma de tocar e produzir o som corretamente, um dos objectivos deste workshop foi propocionar este tipo de conhecimento.
Para ambas se traduziu numa experiencia muito agardável, quer do ponto de vista pedagógico, quer a nível experimental, produzindo através destes instrumentos, as mais diversas sonoridades, utilizando as mãos,várias espécies de baquetas, escutar a ressonância e não ressonância produzida por determinados instrumentos - campainhas,triangulo e pratos. Vários exercicios com a combinação de vários instrumentos.