O RITMO:
Em minha perspectiva são cinco factores que caracterizam ou definem a construção de um solo de percussão, neste caso faço referencia á tabla egipcia ou darabouka, instrumento chave da dança oriental.
Os cinco factores que são determinantes é constituido pelo :
1.O Ritmo
2.Andamento
3.Dinamica
4.A interpretação
5. Criatividade/Improvisação
O ritmo constitue na Dança Oriental uma componente bastante importante. Durante a execução de um solo de percussão-tabla egipcia ou darabouka, pode coexistir dois aspectos em referência ao ritmo ou á forma como é executado perante a bailarina.
O primeiro aspecto apresenta uma base constituida por um só ritmo como por exempolo : Baladi,Maqsoum, Saiidi, Chifftetelli etc. Os ritmos mencionados são os mais executados em Dança Oriental e conhecidos de todas as bailarinas. Se não for adicionado á execução do ritmo uma forma de incluir variações podendo atender factores como a dinamica, o andamento etc. corremos o sério risco de a execução se transformar numa mera marcação de ritmo, ideal para acompanhar aulas de Dança Oriental, mas nunca uma actuação, nada mais desagradável para uma bailarina deparar-se com uma situação destas, estando abslolutamente condicionada pela execução de um único ritmo sem incluir as respectivas variações, não permite obter uma grande variedade de movimentos Se não houver para ambas as partes Tabla/Bailarina o cuidado de rever esta situação, a actuação aos olhos do público se transforma num momento bastante desinteressante.
O segundo aspecto propociona outro tipo de cenário dado a natureza do solo de percussão assentar numa base de vários ritmos. O solo poderá incluir mais de dois ritmos, três.quatro, etc. não existe uma regra base para determinar o número de ritmos na construção de um solo de percussão, tudo depende da intenção do percussionista e determinação da bailarina. Neste caso vou exemplificar com três ritmos básicos Baladi/Saiidi/chifftetelli ou Zaffa/Hagalla/Maqsoum - pode ser adicionado a esta base as pausas, dinamica,andamento, rush ( rufo executado muito rápido, alternando a mão direita e esquerda) ou seja aquilo que designo por shimmie da percussão. Para a bailarina constitue sem dúvida um maior desafio propocionando um maior leque de movimentos, quanto mais variado for o solo de percussão, mais variado e potencial se torna o desempenho de uma bailarina. Para o tabla ou percussionista constitue um grande prazer de poder edificar e propocionar um solo que inclue os cinco factores mencionados. Transformando o momento da sua actuação num verdadeiro espectáculo aos olhos do público. (continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário