sábado, 31 de julho de 2010

MULHERES QUE TOCAM PANDEIRO-"experiência musical no contexto da dança oriental" por Américo Cardoso

Acerca de dez ou quinze anos atrâs,quando comecei a leccionar as aulas de percussão árabe,era raro encontrar um pandeiro(daff) ou riqq (pandeireta egipcia) nas mãos de uma mulher.A maioria das alunas que frequentava as minhas aulas,provinha de aulas de dança oriental com objectivo de aprender um instrumento de percussão,tabla egipcia ou darabouka e sagate com objectivo de compreender a estrutura dos ritmos de dança egipcios.
Desde o principio das minhas aulas sempre adverti para a importância de tocar outros instrumentos como o daff,riqq,pandeiro,bendir etc. complementando a secção de percussão.
Actualmente constata-se haver um número crescente de alunas que começaram a interessar-se pela execução
dos instrumentos já mencionados.Decidi criar uma aula para iniciar o estudo daquilo que se chama frame-drums  e tem como significado "tambores de aro" que abrange um universo de estilos musicais,neste caso iremos só abordar os instrumentos que fazem parte da cultura árabo-muçulmana,começando o nosso estudo a emergir lentamente.
Há muitos anos que venho pesquisando "a percussão histórica" e todo o seu processo de evolução que abrange:
Construção,estilos musicais,interpetes,novas sonoridades e processo de composição.
"A mulher e a percussão"- sempre foi matéria de eleição e paixão; como homem e ser humano vejo este tema numa perspectiva diferente, o desempenho destes instrumentos que tem uma longa tradição desde a antiguidade.
Em mãos tão belas de que são as mulheres,como seres de luz e inspiração.Na generalidade sou sempre inspirado por uma mulher; muitas das professoras e alunas de dança oriental pedem-me para construir um solo de percussão para dançar num espectáculo que constitui para mim numa enorme alegria e prazer,não é por acaso que a palavra música deriva do grego "a arte das musas".
Atravês de aulas, workshop´s e concertos tenho promovido,inspirado e estimulado novas alunas a  ter esta magnifica experiência, uma forma   de aprender com todas elas,traduzido ao mesmo tempo no enorme prazer de tocar um daff,riqq, bendir etc.
A maioria das alunas fica encantada pela sua sonoridade e pela sua versatilidade,para alêm de ser um instrumento comodo de transportar,tendo em conta um preço mais acessivel relativamente a muitos outros instrumentos de percussão,propociona uma forma mais convidativa de conquistar esta área(frame-drums) com a vantagem acrescida de se poder tocar num apartamento sem incomodar o vizinho.
Fica aqui a minha homenagem a muitas das mulheres que tocam pandeiro,adufe,riqq,pandeireta,daff,bendir etc.espalhadas pelo nosso país,inseridas nos mais diversos universos musicais.
Não quero deixar de mencionar o nome de algumas professoras e alunas  de dança oriental pela sua forma pioneira e ao mesmo tempo demonstrando grande entusiasmo pelo estudo destes instrumentos inseridos nas aulas de percussão árabe,onde lecciono em três espaços, mencionados por ordem de antiguidade: Sétima Posição,Dilshadance e Mahtab,situados em Lisboa.
Beatriz Almeida -professora de dança oriental -Daff e riqq - Sétima Posição
Virginia Soares -  Daff, riqq e bendir - Sétima Posição
Asyul Najima - professora de dança oriental - daff -Dilshadance
Elisabete Dias -Daff e riqq -Dilshadance
Isabel Costa -  Daff -Dilshadance
Paula Barbosa - Daff e riqq - Dilshadance
Sónia Godinho- Daff e riqq  -Dilshadance
Sófia Alves     - Daff  -Mahtab


Cada uma destas alunas tem propocionado uma viagem única atravês do contacto e aprendizagem destes magnificos instrumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário